Última atualização: 5 dicas para aumentar as vendas com base na interpretação de dados

5 dicas para aumentar as vendas com base na interpretação de dados

1 share

Ouça o artigo

Baixar o áudio como MP3

A Pandemia pegou todas as empresas de surpresa, o que estimulou a busca por inovação tecnológica para se tornarem mais competitivas.

De um ano e meio para cá, foi possível ver diversas implementações no mercado que antes não faziam parte do cotidiano. Foram implementações tecnológicas, melhorias na comunicação com o cliente, aumento na qualidade de produtos e serviços, entre outras coisas necessárias para se destacar perante os consumidores. E, claro, quem não buscou fazer isso de maneira ágil, ficou para trás. Mas não se desespere se a sua empresa ainda está nesse caminho ou, até mesmo, não começou a se mexer. Esse artigo vai te ajudar a ter um panorama maior da atual situação do mercado e como alguns métodos simples e eficazes podem colocar a sua receita em outro patamar.

A tecnologia foi, sem dúvidas, um dos setores que tiveram mais investimento no último ano, devido à facilidade que traz para as empresas e clientes, sem falar na potencialização de resultados massiva que proporciona aos negócios.

Mas, para isso, foi preciso ir além da aquisição de softwares e métodos para implementar um fluxo eficiente. Foi necessário a mudança da cultura e focar esforços no treinamento e na eficácia do setor humano do negócio, responsável por auxiliar a engrenagem girar.

De acordo com pesquisa realizada pela Global State of Enterprise Analytics 2020 e divulgada no fim de 2019, cerca de 60% das empresas brasileiras que utilizam Data Analytics, têm a análise de dados como o seu guia primordial e conseguem entender qual o perfil do seu consumidor em tempo real. Já imaginou uma agilidade dessas e como isso pode impactar – positivamente – as estratégias e tomadas de decisão?

É possível compreender as necessidades de cada cliente, como melhorar a oferta de produtos ou serviços, entender o comportamento e o que cada consumidor realmente deseja da sua marca.

Hoje, muitas ferramentas tecnológicas estão disponíveis no mercado para auxiliar esta análise de dados.

O que acha de um painel de vendas em tempo real?

Grande parte das empresas precisam otimizar o tempo de produção com soluções ágeis e práticas. Neste caso, pense só na facilidade de ter uma ferramenta que qualquer membro autorizado possa acessar todos os dados da organização por meio de um painel simples e eficiente? A tecnologia permite analisar todas as informações em tempo real sobre tendências, oportunidades e transações contínuas que ficam disponíveis a todo momento. Esse painel atualizado de vendas proporciona, ainda, um monitoramento preciso do desempenho dos profissionais deste setor, além de todas as oportunidades que ainda não foram aproveitadas.

Com ele, é possível identificar onde existe a possibilidade de melhorias, de potencializar resultados, e saber, também, as principais fraquezas do negócios e os motivos de desistência. É a tecnologia agindo contra um dos maiores vilões de cada e-commerce.

Tenha um relatório completo de todas as transações de vendas

Nada melhor do que chegar no final do mês e saber tudo o que de fato aconteceu, de forma detalhada e com métricas para a mensuração de resultados.

As novas ferramentas do mercado permitem identificar e analisar todos esses dados em tempo real e os usuários autorizados ainda podem ter acesso aos relatórios de transição de vendas a todo momento. Quando uma ação ou estratégia não dá certo, é possível identificá-la e saber qual o melhor caminho a ser implementado.

A tecnologia permite que os dados sejam exibidos por categoria. Essas ferramentas conseguem informar a frequência de saída de cada item. O objetivo é facilitar e proporcionar à equipe de vendas dados para explorar novas tendências de compra ou criar estratégias eficazes de marketing.

Ter um relatório baseado nas tendências do mercado é de extrema importância para qualquer negócio. Pensa só: você e sua equipe com acesso antecipado ao que se tornará trend na internet antes mesmo dessa tendência atingir seu pico. Quando há análise do que está em evidência as estratégias são traçadas de forma mais objetiva possibilitando previsão de venda de cada item, por exemplo.

Elimine os riscos e atrasos durante o processo de vendas

Errar é humano, mas ninguém quer correr o risco, principalmente quando o assunto é vendas. Uma série de problemas, mesmo sem querer, podem causar atrasos durante o processo de atendimento. Através da tecnologia é possível identificar e tratar possíveis problemas antes que eles afetem diretamente a experiência do cliente com a marca. Isso é estar sempre um passo a frente de qualquer ocasião.

Utilizar complementos tecnológicos práticos e otimizar o tempo da produção, traz a possibilidade de minimizar erros coorporativos – que acontecem em qualquer empresa – antes que afetem diretamente o seu negócio. A tecnologia faz toda a configuração conforme as necessidades reais e as falhas são identificadas antes de impactar a receita como, por exemplo, dados e endereços de remessa incorretos, entre outros pontos que podem vir a surgir. Ninguém quer desperdiçar tempo (e dinheiro), né?

Gerencie inventários para todos os armazéns

Muitos negócios acreditam que o gerenciamento de inventário em vários armazéns é uma questão complexa e facilmente passível a erro. Mas diversas empresas no mercado fornecem soluções para que este problema seja solucionado, e riscos de erros corriqueiros passem a ser minimizados. Essas ferramentas, ainda, fornecem dados em tempo real sobre os estoques, bem como o controle de entrada e saída dos produtos. Isso facilita o fluxo e o controle da equipe interna, para não ter que se preocupar com atividades mais triviais, deixando que a tecnologia trabalhe em prol da empresa. Pense só na quantidade de tempo economizado com isso?

Neste caso, a capacidade de gerenciamento do estoque em várias partes do negócio garante que a equipe de vendas tenha uma visão ampla dos dados e possam monitorar a expectativa de seus clientes em tempo real.

Um exemplo disso são grandes marcas que possuem filiais em todo o país. Com a tecnologia que proporciona a interpretação dos dados, as equipes realizam verificações instantâneas de estoque e podem enviar mercadorias rapidamente ao local de seu interesse. Isso é eficiência e praticidade. Eu sei que você também quer implementar isso.

A tecnologia é sua aliada para evitar a falta de estoque

Fidelizar um cliente significa não perdê-los aos concorrentes. Ou seja, se um consumidor da marca observa que seu pedido está em falta, automaticamente ele vai procurar em outro lugar e pensará duas vezes antes de voltar a comprar com você.

O objetivo é proporcionar as melhores vivências dentro da sua marca passando pelo atendimento diferenciado a, até mesmo, não deixar que falte nada. A tecnologia se torna aliada e permite que os inventários cheguem até às equipes responsáveis em tempo real.

Com essas funcionalidades tecnológicas trabalhando em prol da empresa, todas as funções essenciais de um negócio moderno são simplificadas dentro de um sistema único, que vai fazer com que a sua organização se destaque não apenas pela praticidade ou aumento de receita, mas sim, por estar sempre um passo a frente e saber, de verdade, o que é o melhor para seu cliente.

Crie experiências para seus clientes
baseadas nos dados que eles te entregam.
Saiba mais AQUI.

Compartilhe este artigo

1 share

Pesquisar por tópico começando com