Última atualização: Marketing com base em dados: gere mais receita e dê aos seus clientes a liberdade para descobrir, interagir e comprar

Marketing com base em dados: gere mais receita e dê aos seus clientes a liberdade para descobrir, interagir e comprar

5 shares

Ouça o artigo

Baixar o áudio como MP3

A internet produz uma quantidade imensurável de dados a cada segundo. E, com isso, o acesso à informação dos usuários foi ampliado exponencialmente. O que mudou de forma expressiva a comunicação entre as marcas e seus clientes

Só para você ter uma noção do impacto que os dados podem trazer, atualmente, de acordo com pesquisa realizada pela Vouchercloud, 90% de todos os dados do mundo foram criados nos últimos 2 anos, o que fez com que entrássemos em uma era chamada “Era do Big Data”. É um volume massivo de informações produzidas constantemente por fóruns, redes sociais, blogs, sites, softwares, cartões de créditos, e-commerce e, até mesmo, dentro da sua própria empresa.

Mas como conseguir utilizar isso de uma forma positiva para o meu negócio? E como isso pode impactar o cotidiano da minha empresa? Bom, os dados estão aí, à nossa disposição, e precisam ser utilizados. E, para expandir a base de consumidores da empresa, é essencial que os profissionais de marketing caminhem juntos com tal evolução, introduzindo a cultura “dados” no dia a dia e buscando utilizá-los da melhor forma para captar e fidelizar clientes.

O marketing de dados cruza informações de diversos pontos de captação como as mídias sociais e portais, dados de empresas e dado das “coisas”. E esse cruzamento existe para que seja possível ter uma informação mais assertiva e eficiente na hora de colocar as estratégias em prática.

Então, fazer uma campanha com base neste tipo de estratégia de marketing permite que a empresa capte e interprete, de forma inteligente, todas as informações disponíveis dos consumidores, para pensar em ações baseadas nesses dados.

Descubra as tecnologias que podem impulsar seu e-commerce

Implementando a cultura do marketing de dados na empresa

Para começar, é importante ter um objetivo claro para que seja realizada uma análise de dados mais eficiente e que, de fato, dê retorno ao seu negócio. Atualmente, empresas oferecem soluções que auxiliam negócios a captar e interpretar os dados de uma forma mais assertiva, entendendo os consumidores e os envolvendo com experiências personalizadas, dando a eles a liberdade de explorar, interagir e, na hora de comprar, escolher a sua organização.

O investimento nessas ferramentas pode trazer um ROI mais expressivo do que se imagina, visto que o foco é atrair e reter clientes, paralelamente ao aumento da receita. Isso porque essas soluções têm auxiliado empresários a entender o público, antecipando suas necessidades.

Esta estratégia consiste em utilizar o próprio perfil do consumidor como fonte de informação, para atender melhor não só ele, mas também todo um perfil parecido. E isso ficará no banco de dados da sua empresa para que seja replicado. Já entendeu que isso pode se tornar um ciclo de captação e expansão de receita?

Entendendo o cliente: como uma plataforma de dados pode diminuir seu esforço e aumentar os resultados?

Discover the thoughts weighing heavily upon CTOs, CIOs, and IT business leaders, and the solutions to drive agility and growth. É muito mais importante a humanização do atendimento do que uma tecnologia de ponta. Quando esses dois fatores se tornam aliados, o sucesso é algo que pode ser projetado e mensurado, com os devidos pés no chão. E, com esses pontos alinhados, a distância entre o consumidor e o ato da venda se torna muito mais curta. Pensando em cada negócio, é importante que os empreendedores compreendam o seu modelo e saibam tudo sobre ele. A partir daí, escolher a melhor tecnologia para atendê-los da forma mais precisa é apenas o próximo passo para colher bons frutos da união entre experiência e inteligência artificial.

Compreender cada passo é fundamental

A extração das informações deve ser feita de forma constante, com atenção ao armazenamento de cada dado, que pode ser relevante para diferentes setores da empresa. Além disso, o ideal é que este gerenciamento de informações seja realizado de forma transparente e organizada, para que os dados sejam interpretados e utilizados mais rapidamente para o objetivo final de cada campanha.

Este acompanhamento requer atenção, mensurando os KPI’s, as ações de marketing e esforços de venda em tempo real, e compreendendo tudo o que está acontecendo com o seu negócio. Com base nesta análise de dados, é possível ter insights para direcionar melhor os rumos do marketing da empresa.

Um dos grandes desafios das organizações e dos profissionais de hoje em dia é conseguir dedicar mais tempo à essa etapa, porque grande parte do esforço é colocado em extração, organização e compreensão dos dados, guardando pouco tempo para análise de toda informação gerada. Mas tenha em mente que ao realizar esta etapa de uma forma cautelosa e precisa, você evita dores de cabeça futuras e uma maior otimização nos resultados desejados.

A importância do marketing de dados na prática

Acompanhar as informações dos consumidores em tempo real como padrões de comportamento, desvios desses padrões, tendências e preferências dá a oportunidade de cada empresa corrigir ou otimizar rotas das ações de marketing e vendas de forma rápida, permitindo a melhoria constante dos resultados, dando a possibilidade do seu negócio se destacar no mercado.

Insights aprofundados gerados a partir da interpretação do conteúdo produzido por consumidores, permitem que cada empresa consiga ter um melhor direcionamento de ações e uma maior mensuração de resultados.

Além disso, desenvolver soluções personalizadas que dialoguem melhor com cada cliente, facilita o processo de fidelização.

E é claro que você sabe a importância disso, né? Quem é que não quer que um consumidor volte frequentemente a comprar?

O marketing de dados permite que, ao tomar decisões assertivas e rápidas, você tenha clientes mais satisfeitos, reduzindo inclusive o custo operacional e aumentando a margem de lucro significativamente.

Saiba muito mais sobre como aproveitar os

dados de seus clientes da melhor maneira possível AQUI.

Compartilhe este artigo

5 shares

Pesquisar por tópico começando com