Última atualização: Por que as empresas devem se importar com dados e gerenciamento de acesso?

Por que as empresas devem se importar com dados e gerenciamento de acesso?

0 shares

Ouça o artigo

Baixar o áudio como MP3

Nada melhor do que aqueles bons filmes de tecnologia, hackers e computação para nos lembrar do quão importante é assegurarmos que nossas informações estejam bem guardadas e que ninguém terá acesso a elas de forma indevida.

Hoje, é preciso ficar atento à segurança dos dispositivos ao nosso redor, como celular, notebook, PC, tablet e, até mesmo, câmeras Wi-Fi. Sim, parece loucura, mas de acordo com pesquisa de Tendências de Adoção de Soluções de Segurança da IAMO com a Gartner, as ameaças cibernéticas estão em constante evolução e precisam ser acompanhadas de perto por gestores de segurança e pela gestão de risco. Conforme a pesquisa aponta recomenda-se que empresas invistam continuadamente em buscar soluções que previnam possíveis ataques.

Sabe aquele e-mail que você não para de receber na sua caixa de entrada e não faz ideia de onde vem pois nunca autorizou o envio? Além do inconveniente, você poderá através dele sofrer um ataque a sua rede wifi, dados pessoais, empresariais dentre outros possíveis.

Uma alternativa é utilizar software de gerenciamento de identidade que também possibilita permissão e gestão de acesso pelo cliente. Esta solução permite que às empresas conduzam relacionamentos poderosos com base em gerenciamento, consentimento e segurança para todos e conforme práticas exigidas pela LGPD.

Mesmo sem precisar de um login, o software consegue registrar e gerenciar as informações dos clientes de uma forma que não cause atrito ou algum tipo de impedimento para acesso à rede, como quando ele esquece a senha, por exemplo. Além disso, cria perfis com base em dados próprios e permissões, gestionando perfis da audiências em tempo real e transferindo dados para outras soluções de disparo de inbound e outbound marketing para experiências personalizadas, contextuais e engajadoras.

Esse entendimento automatizado, muitas vezes suportados por Machine Learning e Inteligência Artificial, além de reduzir custos e potencializar os resultados, dá a possibilidade de compreender audiências e levar uma melhor experiência da marca.

Para assegurar a segurança destas informações as empresas precisam estar atentas aos detalhes e práticas de governança de informações, desde quando oferecem dispositivos móveis a colaboradores, garantindo que estes já possuam como opção de configuração as camadas de segurança, até os computadores com acesso restrito às redes e arquivos na organização ou, ainda, no fluxo de relacionamento junto as propriedades digitais da marca.

Mas como gerenciar os acessos da melhor forma e melhorar a experiência do cliente, ao mesmo tempo?

Tecnologias e serviços para aumentar a segurança e privacidade das marcas, com soluções que protejam os dados enquanto eles estão sendo coletados e acionados surgem para facilitar as áreas de negócios ora responsáveis pela gestão e governança de acesso.

Atualmente, existem soluções no mercado que possibilitam às empresas lidarem com gigantescos volumes de dados por meio de tecnologias seguras e exponenciais.

Ferramentas como o Customer Identity and Access Management, por exemplo, conseguem atender demandas de segurança, gestão de identidades e engajamento.

Estas soluções proporcionam que o cliente faça registros seguros e sem atritos de login, em canais e dispositivos, deixando o processo rápido e seguro em qualquer dispositivo de acesso.

Esse tipo de solução ainda auxilia na relação de confiança do cliente com a marca, por meio da fácil integração com soluções de gerenciamento de preferências conduzindo uma melhor percepção e engajamento dos clientes.

A importância da segurança dos dados de cada empresa

Vamos dar um exemplo para compreender ainda mais a importância de adotar medidas que garantam a segurança das informações do negócio: suponha que o seu e-mail corporativo ficou logado no automático do seu notebook e, um dia, ele é invadido.

A partir daí, quem invadiu passa a ter acesso a todos os seus e-mails, documentos confidenciais de trabalho, informações pessoais de cada cliente e, até mesmo, senhas-chave para a empresa. Sentiu o problema? Sim. Agora, ele passa a ter dados sigilosos que podem ser utilizados para prejudicar a organização.

Quando o controle de acessos é realizado da forma adequada e as medidas de segurança necessárias são implementadas, essa situação acaba sendo um pouco mais improvável de acontecer. Além disso, com as soluções como o CIAM, é possível que, caso aconteça algum incidente, seu cliente saia ileso e não tenha nenhum dado vazado. Isso porque o objetivo principal é evitar que informações corporativas sejam violadas ou compartilhadas de forma que prejudiquem o negócio.

Pela primeira vez, diversas organizações têm relatado a preocupação com uma estratégia própria e geral de criptografia, aplicada de forma consistente. E esse marco revela novas lacunas, especialmente na nuvem. As ferramentas de criptografia têm se mostrado abundantes, com relatórios e suporte para implantação.

Nos tempos em que as compras online crescem e trabalho remoto se torna o novo normal, estes pontos devem ser algo que demandem ainda mais atenção. Seja educando colaboradores a melhorarem suas senhas e implementarem autenticações, a disponibilizar equipamentos com a segurança e tecnologia adequada para que todas as informações se mantenham dentro das práticas de segurança desejadas.

Pode-se dizer, ainda, que a criptografia é a maior aliada quando se trata de segurança de dados. Seja utilizá-la nos discos das máquinas usada por funcionários durante o home office, ou, até mesmo, pensando em infrações e invasões como tentativas de extração do conteúdo contido neles.

Neste caso, estarão totalmente ilegíveis para quem não tem acesso para decifrar as informações. E você ficará com um sentimento de satisfação por ter adotado métodos eficazes para o gerenciamento de acesso de dados e ainda navegar dentro das práticas da LGPD garantindo a segurança da empresa, dos funcionários, da marca e de clientes.

Crie experiências para seus clientes
baseadas nos dados que eles te entregam.
Saiba mais AQUI.

Compartilhe este artigo

0 shares

Pesquisar por tópico começando com